quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jardim de Inverno

Jardim de Inverno - espaço aconchegante

Nosso país, em sua quase totalidade, não tem invernos rigorosos sendo essa a razão pela qual não temos esse tipo de ambiente disseminado nas residências. No entanto, para quem gosta e pode usufruir dessa área em casa, vale a pena pensar numa decoração que dê destaque para a mobília de vime branco, como na foto.
É importante a combinação do branco com as cores fortes para dar aconchego. Com uma louça bem escolhida, o conjunto fica maravilhoso. Repare nas cores quentes que adornam a mesma nesse exemplo.
Quanto as plantas que devem ser usadas, escolha as de fácil cultivo mas que tenham uma certa imponência. Os clorofitos são belos e tem propagação vegetativa muito bem estruturada.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Jardim de Ervas (cascata de ervas)

Aqui um "passo a passo" para a montagem de um arranjo formidável, que dá ainda mais elementos decorativos para o seu jardim de ervas. Fica muito bonito e você pode fazer ajustes a qualquer momento. Vamos ao caminho para conseguir um excelente resultado final.

Adquira vasos em tamanhos diferentes, sempre proporcionais
Coloque os vasos ordenadamente, com terra entre eles.
O arranjo prevê que uma área dos vasos fique sempre sem terra valorizando a frente
Coloque as ervas de sua preferência, deixando um espaço entre as mesmas para não prejudicar o desenvolvimento
Fica lindo esse arranjo e além de tudo, é fácil de cultivar. Vale a pena tentar essa técnica para embelezar sua varanda ou outro local da casa. Com o crescimento das plantas, você vai se deparar com arranjos expontâneos surpreendentes.

Beta

domingo, 24 de abril de 2011

Bichinhos de Feltro

Uma coisa boa de se fazer é divulgar material de boa qualidade para a decoração. Sempre que me deparar com coisas assim vou postar aqui no blog para conhecimento geral. Bom, essa semana recebi da Márcia Do Val as imagens de alguns bichinhos de feltro formidáveis. Lindos e utilitários. As fotos falam mais do que qualquer comentário. Para entrar em contato com a Márcia, utilize o email marciadoval@yahoo.com.br. Abaixo o material que ela produz.








sábado, 23 de abril de 2011

Um Vatapá bem cearense


Esta receita nada tem a ver com o vatapá da Bahia. É um vatapá cearense e  misturado com idéias holandesas. É receita de minha tia-avó Olga, que cozinhava muito bem. Nós, quando crianças, adorávamos ir a sua casa para comer o seu vatapá e seu doce de leite. O Vatapá eu consegui reproduzir, mas o doce de leite ainda não. Acho que tem a ver com o leite que ela utilizava. Tia Olga ensinou a uma Irmã de minha mãe, Tia Lulucia, a fazê-lo. Vamos lá. As medidas são todas conforme ela escreveu.

Ingredientes:
1 ½ de Peixe Cavala, comum no Ceará e o que ela utilizava, mas pode ser feito com outro peixe grande.
½  vidro pequeno de  azeite de dendê
1 ½ copo de leite de coco (deve ser feito com o coco seco natural)
1 prato fundo de farinha de mandioca
1 prato fundo de farinha de trigo
1  litro de leite de gado (foi como ela descreveu, mas é o leite comum que utilizamos no dia a dia)
1 prato de camarão seco
1 colher de sopa de colorau
Azeite, tomate, cebola e pimentão refogados.

Modo de Fazer:
Asse o peixe e desfie. Refogue a cebola, pimentão, tomate no azeite. Misture o peixe desfiado e junte o leite de coco e um pouco do leite de gado. Coloque o colorau no refogado. Vá misturando a farinha de trigo e a farinha de mandioca (fina). Mexendo sempre, coloque o leite de gado, o camarão seco e o azeite de dendê. Reserve um pouco do leite de coco para colocar no final. Sirva quente e a pimenta em separado. Deve ser servido com arroz branco.

Jardim de Ervas - a disposição das plantas nos vasos

A ideia é ter em casa algumas ervas para usar no dia a dia e também enfeitar uma janela ou área de sua cozinha.
Dispondo em pequenos vasos ficam assim.


Observe o tamanho dos vasos que devem variar para que fique uma bela composição. Observe também as cores das ervas. A mistura da terra e os cascalhos no fundo dos vasos devem seguir as regras para qualquer planta.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jardim de Ervas

Apresentamos a voces algumas ervas que podem ser cultivadas em seu jardim ou varanda. Algumas sugestões de distribuição. As ervas são encontradas em hortos ou grandes super-mercados. Selecione as que você gostaria de ter para usar na culinária.
Seguem ai algumas.

Salsa (Petrosalinium sativus)



Tomilho
Louro
Camomila
Cebolinha

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os Mini-Jardins

Decoração é arte e arte é criação. Daí podermos explorar os espaços e os elementos das mais variadas maneiras. Uma delas é o mini-jardim que você pode ter em casa e que provoca enorme efeito decorativo.
As plantas decorativas são encontradas a preços muito em conta e os arranjos são os mais variados. O melhor de tudo é que elas dão um toque de sua personalidade na casa. Esses arranjos podem estar nas varandas ou dentro de sua sala.As misturas tem sempre que seguir a regra básica de quantidade de rega e iluminação. Você deve usar o bom senso para não misturar cactos com outras plantas, por exemplo.Os cactos não necessitam de regas freqüentes e o sol deve ser direto e intenso. Plantas que requerem pouca luminosidade,  se expostas ao sol ficam com as folhas queimadas.
Os recipientes que você vai utilizar são muito importantes. Os novos recipientes sintéticos que estão no comercio são muito bonitos e práticos.


Recipientes de vime para arranjos de plantas e outros fins

Uma amiga do Ceará escreveu recentemente falando de um produção especial que está fazendo de recipientes de vime, com diversos formatos e que se prestam para arranjos com plantas e outras finalidades. Abaixo, alguns deles para seu conhecimento. Caso você fique interessada, disponibilizei ao final  do texto os meios de contato.
Seguem algums fotos dos produtos, que realmente são muito bonitos e bem feitos:




Entre em contato com a Vanda pelos seguintes canais:

Vanda Carneiro
Av. Washington Soares, 4330 sala 03
(em frente ao Shopping VIA SUL)
Fortaleza - Ceará
www.pontodoartesanato.com.br -
(85) 4108-0080
(85) 3278-3328
(85) 8719-2979

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Varandas: decoração com plantas é fundamental

Arranjos variados na forma mas homogêneos nos cuidados

O desenvolvimento da planta determina o tamanho do recipiente
Muitas possibilidades para seu jardim ou varanda: você escolhe!
Croton - uma planta especial

Varanda é um ambiente delicado. A escolha das plantas depende de vários fatores, mas podemos explorar as possibilidades de plantas de sol, meia sombra e sombra. A escolha deve ser determinada pela localização de sua varanda, principalmente pelo posicionamento da mesma com relação ao sol. Verifique a posição em que você recebe mais intensamente a radiação solar.
É essa situação que vai determinar o seu leque de opções em termos de plantas para o local. Como sempre, em decoração, o mais importante é a combinação que você vai fazer e aqui vale uma máxima: não escolha as plantas que você adora, mas principalmente as plantas que combinam devem ser escolhidas. Vale o conjunto das possibilidades: folhas, flores, rega e luminosidade.
Coloquei aqui várias espécies de plantas para auxiliar na sua decisão.  Plantas que precisam de sol como o cróton, ou plantas que não precisam, como a Árvore da Felicidade. As plantas com flores sempre precisam de sol ou uma luminosidade intensa. Elas são bonitas mas precisam de mais cuidados. Veja também se são perenes, anuais ou bienais. Não esqueça de conhecer o desenvolvimento de sua planta para a escolha dos vasos. Quando a planta tem um desenvolvimento rápido você terá que transplanta-la para que continue seu crescimento, renovando os adubos. Quando a planta fica com pouca terra corre o risco de ficar doente.
A circulação é importante para o cuidado de suas plantas, e por isso espaços pequenos entre as mesmas devem ser observados. Você pode usar jardineiras ou uma combinação de vasos de diversos tamanhos.

Decoração interna com plantas - Árvore da Felicidade

Exemplares da Árvore da Felicidade

Muito usada em ambientes internos é uma planta que precisa de poucos cuidados e deixa o local muito bonito.
Lembre que você mesmo pode fazer seus jarros, o que barateia em muito o custo final, além de dar o toque de sua personalidade. Não esqueça de procurar na sua região as plantas que se adaptam bem, porque isso facilita em muito o trato e garante durabilidade aos arranjos, desde que bem cuidados.
Trabalhar com a terra e muito agradável e permite avocê acompanhar o ciclo da vida, através do crescimento e desenvolvimento das plantas. No mínimo, é um momento especial para pensar, refletir e organizar seu espírito.
Beta

Plantas para dentro de casa

Schefflera - ótima para interiores
 Uma planta linda, e totalmente adequada para interiores é a Schefflera, que pode ser encontrada com detalher em branco, como as da foto. Por fazer um grande efeito, pode ser utilizada para criar um belíssimo "canto" em sua casa, principalmente na sala. É fácil de cuidar e pode se reproduzir por estaca.








Ctenanthe - rega moderada e luz indireta
A Ctenanthe muitas vezes é confundida com as as  Marantas, e ambas podem ser combinadas em um arranjo pois formam um belo conjunto, bem equilibrado. A luz nunca deve ser direta e a rega observada como moderada. Pode ser reproduzida por estaca.

Plantas na Decoração

O tipo de recipiente é fundamental. Escolha bem.
Vasos que podem custar de R$ 15, a R$ 75,
Usar plantas em decoração é uma atividade fascinante. As possibilidades são infinitas e o resultado pode ser acima de qualquer planejamento, porque a planta, como organismo, assume boa parte da responsabilidade sobre o arranjo, seja buscando luz, seja respondendo ao meio de várias maneiras.
O mais importante quando se lida com plantas é ter criatividade. Arranjos simples podem ficar maravilhosos com um pouco de disposição. Estar em contato com as plantas faz um bem enorme e transforma o seu dia, razão pela qual é altamente recomendável criar um tempo para dedicar-se a essa atividade com bastante atenção.
Procure fazer combinações. Analise as possibilidades em uma floricultura ou numa casa especializada e veja quais os tipos que mais encantam você. A partir daí, procure aquelas que podem ser combinadas para formar arranjos, e quais os ambientes onde elas podem viver. O importante nessas combinatórias é que todas as plantas daquele arranjo tenham uma regra geral de cuidados, ou seja, necessidade de luz, sombra ou sol direto
 A ida a hortos, lojas de paisagismo e jardinagem é uma atividade interessante porque permite a você aprender muito com quem entende, além de poder pesquisar num ambiente de grande variedade de formas e preços, identificando o melhor produto final.
   Para ajudar você a compreender tudo isso, estou saindo diariamente para pesquisar em várias dessas lojas, buscando preço, possibilidades de arranjo e identificação de espécies mais adequadas a cada ambiente.
   Parece trabalhoso, mas é na verdade muito prazeroso fazer essas coisas, porque ao final teremos um pequeno manual para podermos fazer, rapidamente, um arranjo que se adeque aos nossos desejos. Use plantas na sua decoração. Não é obrigatório, mas o resultado é sensacional.
Beta

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atelier - um espaço pessoal e social



Utilizei parte da varanda colocando um armário grande para fazer um atelier. Ali estão todos os materiais para confecção de velas, artesanato em geral e material para os álbuns de scrapbook. Local agradável e que pode ser freqüentado pelas amigas interessadas nestas áreas. Gosto de trabalhar ao ar livre ouvindo o canto dos pássaros.