domingo, 29 de maio de 2011

Sugestões de Cardápios

Estas sugestões são para você fazer sua combinação de acordo com o evento que vai organizar. Caso tenha duvidas, escreva que mandaremos a receita. Estão aqui o que pensei e solicitei a Giovana, minha Irmã, que cozinha muito bem, uma ajuda para sofisticar o Menu. Idéias  não faltam. Mãos a obra para organizar suas festas.

ENTRADAS:
Melão com Presunto de Parma, Bruschettas variadas, Aspargos ao Vinagrete,Mousse de Aipo, Pate.


SALADAS:
Salada Verde, Salada Caprese , Salada de Fusili , Salada de Pimentão, Salada Picante, Salada de Batata Salada Americana, Salada de Atum ,  Salada de Palmito e Tomate Seco,  Salpicão  de Frango, Salada de Cuscuz com queijo de coalho, Salada Cesar. 


SOPAS E CREMES:
Sopa Abobora,Sopa  Tomate ,Sopa  Agrião ,  Vichyssoise , Canja,  Sopa Feijão ,  Caldo Verde,  Creme de Aspargo , Creme de Cenoura , Creme de Beterraba, Creme de Baroa com Frango,


RISOTOS:
Frango, Camarão, Lentilha, Presunto e Ervilha.


CARNES:
Estrogonofe, Medalhão ao Molho Madeira, Escalopinho na Mostarda, Rosbife, Bife a Milanesa, Bife Role, Picadinho de Carne.

PRATO UNICO:
Vatapá ,  Cozido , Cassoulet , Rabada , Bacalhau (diversas modalidades), Feijoada, Lasanha, Paella.


AVES:
Pato na Laranja, Pato ao molho de Framboesa, Frango oriental, Galinha a Cabidela ,  Frango no Limão  Frango ao Cognac ,  Frango ao Catupiry, Fricasse de Frango, File de Frango a Milanesa. 


PORCO:
Lombinho, Pernil no Vinho, Costelinha Agridoce.

FRUTOS DO MAR:
Camarões Termidor ,  Camarões no Leite de Coco , Camarões  ao Catupiry,  Camarões a Milanesa.

PEIXES:
File de linguado,  Peixe Assado com Ervas ,  Haddock ,  Peixe Assado no Alecrim,  Salmão ao Molho de Mel e Mostarda.


ACOMPANHAMENTOS:
Cenouras  Carameladas ,  Batatas Recheadas  com Ervas , Arroz Branco ,  Arroz a La  Grega ,  Arroz de Camarões,  Arroz  Preto,  Farofa de Banana,  Farofa de Ovo,  Quiches (Alho Poro, Frango, Queijo, Tomate Seco, Damasco com  Queijo Brie),  Espaguete a Quatro Queijos, Rondele  ao Molho Branco, Suflê de Milho, Suflê de Chuchu, Suflê de Queijo, Suflê de Cenoura.


SOBREMESAS:
Bolo de Chocolate, Bolo de Mel, Cake Inglês, Charlotte de Morango, Mousse de Manga, Mousse de Maracujá, Mousse de Limão, Pudim de Leite, Pavê, Torta Alemã, Mousse de Chocolate, Torta de Maçã, Torta de Banana.


São sugestões que você deve combinar de acordo com seu bolso e seus convidados. O importante e estar muito bem feito e usar matéria prima de ótima qualidade. Suas receitas devem ter prioridade.

Beta

Detalhes que fazem a Diferença


Os detalhes na sua casa é que fazem a diferença. Seja criativo e deixe sua imaginação voar. Tudo que você precisa pode estar em suas mãos. Reinvente e veja que soluções maravilhosas você terá.
Combine objetos que você já tem e mude de lugar para ver se não ficam melhores e mais destacados. Use bastante as cores pastel, pois elas não agridem o visual do ambiente.

sábado, 28 de maio de 2011

Jantar de Inverno (Recebendo bem 10)


Jantar de Inverno:
Nessa época do ano, a temperatura não colabora para uma refeição na varanda ou jardim. Faz frio e eventualmente venta bastante, e isso tira todo o prazer do ritual. A opção é preparar uma bela mesa dentro de casa, para receber com charme e requinte em sua mesa (ou mesas).
Pode ser um jantar com serviço ou um Buffet, todos uma boa opção dependendo da quantidade de convidados. Use toalhas finas e de cor clara para que não fiquem cansativas dentro de um ambiente fechado. Separe sua louça mais refinada e seus talheres mais elegantes. Os copos e taças também devem ser bem escolhidos. Não esqueça de cuidar dos detalhes, por menores que sejam, porque o ambiente menor expõe mais as eventuais faltas de cuidado nesse aspecto.
Decoração – Toalhas e guardanapos finos, flores que podem ser arranjos da cor que você combinar com o aparelho que vai utilizar. Os porta-guardanapos também pode ser um destaque. Pequenos detalhes na mesa são interessantes. Isso se você vai servir o jantar. Se optar pelo Buffet também deve ter uma bela organização dos talheres e pratos.
Cardápio – Pode seguir a mesma orientação do Jantar de Verão, neste caso inserindo um creme ou sopa.
Bebidas – Aqui pode servir, alem das já relatadas no jantar de verão, vários tipos de vinho de acordo com seu menu escolhido.
Sobremesas – Pudins, tortas e pavês e não se esqueça do cafezinho com biscoitos amanteigados que ficam muito bem dentro de nossa cultura.

O Jantar de Verão (Recebendo em casa 9)

Jantar de Verão interno
Jantar:  Este é um evento onde você pode deixar sua imaginação viajar. Para podermos organizar o entendimento de como fazer bem esse tipo de refeição, vamos distinguir o Jantar de Verão do Jantar de Inverno, caracterizando o que deve ser utilizado em termos de cardápio, decoração e bebidas. No caso do Jantar de Verão, você ainda tem a possibilidade de fazer dentro de casa ou em ambiente externo, como numa varanda, por exemplo, se ficar confortável para os convidados.
[O JANTAR DE VERÃO]
Explore as cores usando toalhas coloridas, bordadas e com muitos tons.  Cuidado com a louça, para não haver muita mistura visual na mesa. Nos jantares, podem ser utilizadas as velas, dando um charme todo especial. Ainda sobre a louça, é importante saber que ela pode ser refinada, mesmo que o jantar seja fora de casa, na varanda por exemplo. As flores devem dar o frescor necessário para arrefecer o calor.
Jantar de verão fora de casa
Você pode receber com elegância e muito charme usando o que você tem em casa. Coloque os objetos de acordo com seu propósito.
Fora de casa, se você tem espaço e um bonito jardim, as coisas podem ficar muito bem arranjadas, com um efeito visual estimulante. Veja o detalhe das velas colocadas como lustre. Não deixe de fazer uma boa iluminação.
Cardápio
Abuse das saladas, pois é a época onde elas dominam as mesas. Pode ser servido um prato único, não deixando nunca de ter uma alternativa, como por exemplo, uma massa.
Bebidas
 Lembre de bebidas bem refrescantes. Sucos diversos, cocktails com e sem álcool, vinho preferivelmente  branco, água e refrigerantes.
Sobremesas
 Alem das tortas de morango, pêssego, pudins, mousses, servir também sorvetes.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Recebendo em Casa - Almoço - Churrasco (8)


Este e o mais descontraído dos eventos. Aqui todos devem estar à vontade e o sucesso depende da qualidade das carnes que você vai escolher. Não esqueça que a pessoa que vai cuidar do churrasco deve entender do corte da carne para que ela fique perfeita.
Decoração: As toalhas devem ser simples e despojadas. Use uma decoração também simples, mas use flores sempre. Louça simples de preferência branca. Os talheres devem ser específicos para o corte da carne. Arrume a mesa principal e ponha ali os pratos e os talheres em um porta talheres. Coloque uma mesa suporte para os copos e bebidas. Não esqueça dos guardanapos que serão muito utilizados. De preferência aos descartáveis de muita qualidade.
Cardápio: O churrasco é a hora das carnes. Calcule cerca de 300gr para cada convidado. E escolha o que vai servir. Sugestões : Picanha, fraldinha, alcatra, lingüiça de porco e de frango, costelinha, drumete (coxinha da asa), coração de frango. Outras partes que vão depender do seu gosto.
Molho a campanha: Tomate, cebola, pimentão azeite, vinagre e sal a gosto;
Arroz branco, maionese e farofa.
Horário: marque 14h00 e tenha a preocupação de, logo na chegada de seus convidados, já começar a servir. Comece pelos aperitivos. Lingüiça, coração de frango. Deixe a carne para ir à mesa  quando seus convidados já vão utilizar os pratos. Deixe nas mesas pequenos pratos para servir de suporte para as entradas.
Bebidas: aqui você pode utilizar caipirinha, cervejas, refrigerantes, sucos diversos e água.
Este é um evento de longa duração e você deve servir a sobremesa quando a maioria seus convidados já estiverem parando de se servir.
Sobremesas: Pudim, Tortas, Sorvetes ou mousses.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Copa & Cozinha - os muitos usos do espaço

Cozinha: ambiente multiuso.
Se você tem a possibilidade de fazer uma cozinha grandes na sua casa, lembre-se de ter uma “ilha” de trabalho bem no meio dela, onde você possa fazer as coisas de uma forma independentes das áreas já estruturadas para determinadas finalidades, inclusive criando atividades que envolvam suas crianças e amigos, sem qualquer risco. Crianças adoram cozinhar. Em qualquer idade, desde os 2/3 anos elas já podem participar fazendo misturas. Para o uso do fogão, é recomendável que já tenham alcançado os 6/7 anos, quando estarão atingindo o pensamento concreto.
Faça um programa de brincadeiras na cozinha, pois isso é o equivalente a uma excelente aula de química, de matemática e de leitura. Os medidores são excelentes para que as crianças aprendam a ter noção de volume, por exemplo. O ótimo de ter uma bancada é que elas podem sujar a vontade, porque a limpeza é fácil e rápida. Aproveitar um espaço mágico como a cozinha para desenvolver a inteligência das crianças é uma das melhores utilizações que você pode dar a ela, entre tantas outras.

Copa & Cozinha - decoração para o dia a dia

Decoração sempre, mesmo que para o dia a dia




Uma ótima idéia é ter sua copa, se possível, junto à cozinha. Estando próxima, facilita o encontro da família na hora das refeições, porque segundo as melhores práticas de convivência, pelo menos uma refeição a família deve fazer reunida. O ideal é não criar desculpas para essa reunião, criando o hábito que permita a integração de todos. Se não for possível no café da manhã, ou  mesmo no almoço, faça um esforço especial para que todos estejam juntos na hora do jantar.
Deixe tudo próximo para que o serviço possa ser rápido, mas não esqueça de ter uma bela arrumação, de bom gosto, com tudo em seus respectivos lugares. Coloque toalhas e arrume a mesa com graça. A decoração deve ser sempre bem pensada, como no caso do cômodo dessa foto, onde uma parede em destaque com cores fortes dá o pano de fundo para um móvel bonito, com pratos destacados.